tribos

Repetir o mesmo treino é prejudicial? Saiba por quê

Sempre que falamos em treinos também é comum falarmos em consistência e persistência, já que os resultados dependem desses fatores. Porém, o que muitas pessoas não entendem é que a consistência é diferente de repetir o mesmo treino por um longo período de tempo.

Mas se a prática  constante de exercícios é recomendada para uma vida mais saudável, como ela poderia ser prejudicial? Nesse contexto, existem alguns pontos que podem ser levantados sobre a importância da variação nos treinos e que influenciam os resultados obtidos.

Para levantar e explicar alguns desses pontos, preparamos o artigo a seguir para que você possa tirar todas as suas dúvidas. Então continue a leitura para ficar por dentro do assunto.

O mesmo treino a vida inteira

Antes de entender a importância da variação nos treinos, responda a seguinte pergunta: você faria o mesmo treino, sem nenhuma mudança, durante toda a sua vida? Independentemente da resposta e por mais que você goste do treino, você deve concordar que essa é uma ideia no mínimo tediosa.

Além disso, ela também se torna ineficaz ao longo do tempo, isso porque o treino constante também implica em um processo de adaptação do corpo. Em suma, isso significa que quanto mais você pratica um determinado exercício no mesmo volume e intensidade, mais o seu corpo se adapta a ele.

Por exemplo, no caso da musculação, a hipertrofia muscular só acontece porque há um processo de ruptura que estimula o corpo a se adaptar constantemente, resultando no crescimento dos músculos a longo prazo. Se você repetir sempre o mesmo treino, com o mesmo volume e a mesma intensidade, com o passar do tempo os seus músculos deixarão de crescer.

Isso acontece porque o seu corpo atinge um ponto máximo de performance no qual esse mesmo exercício já não traz mais nenhuma evolução significativa. Consequentemente, os resultados vão ficando estagnados, já que o seu corpo atinge não vê mais a necessidade de adaptação constante.

Para quem busca evolução contínua nos resultados obtidos com o treino, esse cenário está longe do ideal. Isso faz com que o hábito de fazer o mesmo exercício sempre da mesma forma seja prejudicial não para a saúde, mas para a evolução de quem pratica.

Dito isso, como resolver esse problema de forma efetiva e evitar que os treinos resultem em uma estagnação dos resultados a longo prazo? A seguir, você confere algumas maneiras de variar o treino de forma eficiente e continuar evoluindo  os resultados.

Como variar o treino

A solução para esse problema é variar a rotina de treino com a passagem do tempo, mas essa não é uma tarefa tão simples. Isso porque essa variação não se trata apenas de fazer exercícios diferentes ao longo dos meses de forma desordenada.

Por isso, aqui vão algumas boas práticas para variar o treino e não perder o ritmo ao longo do tempo.

  1. Alinhamento com o personal trainer

A variação dos exercícios deve sempre ser feita juntamente ao seu personal trainer, já que é esse profissional que será capaz de medir os resultados e definir uma rotina alinhada ao seu corpo e objetivos. Também é o personal trainer que dirá qual o volume e a intensidade dos exercícios que você deve fazer para obter resultados mais efetivos.

Além de um programa de treinamento personalizado, o personal dará as orientações corretas na execução dos exercícios e da carga necessária. Dessa forma, você evita erros comuns ao se exercitar e garante que seguirá evoluindo com a prática de forma variada e bem orientada.

  1. Periodização de treinos

Outra boa prática que ajuda a evitar a estagnação causada pelo mesmo treino sempre é a periodização de treinos. Em resumo, a periodização de treinos é uma metodologia que tem como objetivo garantir a evolução do corpo com a alternação de nível e intensidade dos exercícios no treino.

Para isso, a periodização de treino divide o programa de treinamento em diferentes ciclos, que variam volume e intensidade, fazendo com que o corpo mantenha a necessidade constante de se adaptar. Com isso, seu corpo sempre tem a necessidade de se adaptar aos exercícios e não cai na estagnação que a prática do mesmo exercício o tempo todo traria.

Com diferentes métodos e focos, a periodização de treinos é uma das soluções para quem deseja seguir evoluindo de forma prática. Também é necessário dizer que esse método também necessita de acompanhamento do personal trainer, que definirá os ciclos ideais para você.

Se você deseja saber um pouco mais sobre periodização de treinos, produzimos um artigo aqui no nosso blog explicando um pouco mais sobre os tipos e benefícios desse método.

Vem pra Tribos

Agora, se você deseja acompanhamento profissional de qualidade, com programas personalizados e resultados comprovados, a Tribos pode te ajudar! Aqui, você encontra profissionais certificados que irão definir o melhor programa para que você comece a evoluir de verdade na sua jornada fitness.

Na Tribos você escolhe a modalidade em que deseja começar a treinar (musculação, muay thai, ganho de condicionamento físico) adaptadas à sua rotina. Além disso, você também conta com um programa de acompanhamento de resultados, para que você não perca a sua evolução de vista e siga motivado a sempre buscar mais.

Ficou interessado? Fale conosco e comece hoje a sua jornada rumo aos seus objetivos! Porque na Tribos é assim: Seu corpo, sua meta, nosso propósito!

Gostou desse artigo? Veja também o nosso post sobre como nutricionistas e personal trainers trabalham em conjunto!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente!