tribos

Exercícios para gestantes: como manter a atividade física durante a gravidez

Quando o assunto é rotina fitness, o programa de treinamento e os exercícios devem sempre se adaptar à nossa rotina e condicionamento físico. Para quem é gestante não é diferente: os exercícios para gestantes ajudam a manter a rotina fitness e contribuem para a saúde gestacional.

No entanto, também é comum que existam dúvidas em torno do que é de fato adequado no que diz respeito a exercícios para gestantes. Por isso, no artigo a seguir você confere algumas dicas de como manter a atividade física durante a gravidez e porque essa prática é recomendada.

Continue a leitura do artigo para entender mais sobre o assunto.

Gravidez e atividade física

A gravidez é um período no qual o corpo de uma mulher muda drasticamente: hormônios, peso, massa muscular, ossos e articulações passam por mudanças intensas. Consequentemente, isso faz com que muitas pessoas enxerguem na gravidez um impedimento para qualquer esforço ou atividade física durante o dia.

No entanto, a realidade é outra: mesmo que a gravidez seja sim um período no qual os cuidados e a atenção à saúde aumentam, isso não exclui a atividade física. Pelo contrário, a prática constante e equilibrada de exercícios físicos é altamente benéfica tanto para a gestante quanto para o bebê.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física é recomendada para as gestantes, praticamente sem contra indicação. De acordo com a agência, a recomendação é que gestantes e lactantes façam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana.

Nesse caso, a atividade física pode ser composta por exercícios aeróbicos e de fortalecimento dos músculos como forma de combater o sedentarismo. Dessa forma, é possível combater ou reduzir os efeitos de alguns problemas de saúde que podem surgir durante a gravidez, como por exemplo:

  • Diabetes Gestacional;
  • Pré-eclâmpsia;
  • HIpertensão;
  • Ganho de peso excessivo.

Além disso, os exercícios também proporcionam uma série de benefícios que vão desde uma boa saúde durante a gravidez até benefícios que vão além da gestação.

Benefícios

Quando falamos em prática de atividade física para uma vida mais saudável, boa parte dos benefícios já são amplamente conhecidos. Fortalecimento da musculatura, aumento da resistência do corpo e bem-estar físico e mental são apenas alguns deles.

Mas quando falamos em exercícios para gestantes, os benefícios podem ser ainda mais específicos e ir um pouco mais além. Esses benefícios incluem:

Fortalecimento muscular e ósseo: durante uma gravidez, o corpo naturalmente passa por um aumento considerável no esforço para se movimentar e se locomover. Os exercícios físicos ajudam na adaptação e resistência do corpo para reduzir os impactos dessas mudanças no corpo.

Redução de estresse e ansiedade: as mudanças hormonais durante a gravidez impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde mental da gestante. A prática de exercícios ajuda na liberação de substâncias benéficas ao corpo, como a endorfina, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Fortalecimento do períneo: o períneo é uma região do corpo da mulher que passa por uma grande quantidade de pressão durante um parto normal. Os exercícios para gestantes ajudam a fortalecer essa área e reduzir parcialmente as dores e o incômodo no parto.

Exercícios para gestantes

Conforme vimos nos tópicos anteriores, a atividade física durante a gravidez é altamente recomendada e traz diversos benefícios para a praticante. Porém, existem alguns cuidados e pontos que precisam ser observados no momento de adotar uma rotina de atividades físicas na gravidez.

O primeiro deles é verificar se a garvidez não é de risco, já que nesses casos todas as recomendações e cuidados adotados em uma gravidez normal são modificados. Por isso, o acompanhamento médico e profissional na rotina de exercícios físicos antes de qualquer outra coisa é indispensável.

Outro ponto importante é a questão dos tipos de exercícios a serem adotados no período de atividade física. Por mais que exercícios físicos sejam recomendados, exercícios com alto impacto e esportes muito intensos trazem riscos e podem resultar em quedas ou lesões, que já são preocupantes mesmo fora da gravidez.

Por fim, uma avaliação do histórico de prática de exercícios antes da gravidez também se faz necessária. Dessa forma, os profissionais de saúde conseguem definir se a intensidade dos exercícios está de fato de acordo com o condicionamento físico da gestante.

Dito isso, fica a dúvida: então quais exercícios podem ser praticados durante a gravidez? Nesse sentido, não existe exatamente uma indicação ideal, mas existem exercícios que qualquer gestante numa gravidez normal pode praticar.

A seguir você confere alguns deles.

BodyBalance

O BodyBalance é uma modalidade que une as práticas da Ioga, Pilates e Tai Chi como forma de trazer mais equilíbrio, força e flexibilidade ao corpo. Como foco na respiração e no equilíbrio entre corpo e mente, o BodyBalance é indicado para gestantes por ser uma modalidade de prática simples mas com grandes benefícios.

Alguns do benefícios do BodyBalance incluem:

  • Melhor respiração;
  • Aumento do equilíbrio;
  • Redução de dores musculares e lombares;
  • Aumento de força;
  • Bem estar emocional e melhor saúde mental.

Além disso, o BodyBalance é uma prática de baixo impacto ao corpo, já que boa parte dos movimentos são feitos com baixa intensidade. Para as gestantes, essa modalidade é uma ótima opção para manter a prática de exercícios físicos sem correr riscos e de forma equilibrada, ainda com o bônus de relaxamento do corpo.

Musculação

A musculação segue sendo uma das opções mais democráticas quando o assunto é a prática de exercícios físicos. Para as gestantes, no entanto, essa prática precisa ser adaptada e a abordagem deve acontecer com o aval e acompanhamento de especialistas.

Dentre os benefícios conhecidos da musculação estão o fortalecimento e tonificação muscular e óssea, já que durante a gravidez tanto os músculos quanto os ossos da gestante costumam receber um volume maior de pressão. A musculação ajuda na adaptação e aumento da resistência para o alívio desses problemas, além de manter a saúde da gestante em dia.

T-burn

O T-Burn é uma exclusividade da Tribos, e se baseia em uma série de treinos curtos mas com alta intensidade. Por ser uma modalidade um pouco mais intensa, é importante frisar a indicação e a adaptação desses exercícios para a gestante, exigindo o acompanhamento médico e profissional.

Na Tribos, temos a Metodologia Stay On, que entre outros fatores, cria programas de treino de forma adaptada ao perfil e ao condicionamento físico do aluno. Além disso, o monitoramento de performance e perda de calorias é feito em tempo real, proporcionando maior segurança ao processo.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando o nosso blog para mais sobre vida fitness, saúde e bem-estar!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente!