tribos

4 sabotadores da sua rotina de exercícios físicos

Manter uma rotina de exercícios físicos é um hábito que beneficia o corpo e a mente, mas que também necessita de consistência e disciplina. No entanto, diferentes fatores podem atrapalhar esse processo e surgir como sabotadores da rotina de exercícios.

Esses sabotadores criam barreiras que podem fazer com que você reduza ou até desista da sua rotina de treinos, principalmente se você está começando agora. Por isso, no artigo a seguir vamos listar 4 desses sabotadores e dar algumas dicas para combatê-los.

Continue a leitura para saber mais!

A autossabotagem na rotina fitness

No que diz respeito à rotina fitness, manter a consistência ao longo do tempo nem sempre é uma tarefa fácil. Dentre alguns dos principais vilões desse processo está a autossabotagem, que faz com que muitas pessoas coloquem obstáculos constantes que atrapalham a própria evolução na rotina de treinos.

Além disso, na autossabotagem é comum que as pessoas passem a acreditar que não conseguem alcançar os resultados que almejam. Como resultado, elas passam a boicotar a própria evolução de forma inconsciente, atrapalhando o próprio crescimento rumo a uma rotina mais saudável.

Para o processo de treinos, o resultado é devastador, já que isso faz com que as pessoas fiquem cada vez menos motivadas a seguir na rotina, além dos impactos na saúde física e mental. Além disso, a autossabotagem também gera uma série de micro problemas que, quando juntos, prejudicam os treinos.

A seguir, você confere 4 desses sabotadores e algumas formas de evitá-los na sua jornada fitness.

4 sabotadores da rotina de exercícios

Conforme vimos no tópico anterior, a autossabotagem é um dos principais fatores que fazem com que as pessoas não evoluam ou desistam da rotina de exercícios físicos. Também vimos que a autossabotagem se divide em vários tipos que juntos causam um grande impacto negativo nos resultados da rotina de treinos.

1. Desmotivação

Um dos campeões quando o assunto é sabotadores da rotina de treinos, a desmotivação é o vilão número 1 de qualquer um que deseja começar a treinar. A parte mais complexa da desmotivação é que ela pode ter base em diferentes fatores.

No entanto, um dos elementos que gera desmotivação é a falta de uma rotina de exercícios desalinhada com o perfil físico e personalidade de cada pessoa. Atualmente, é muito comum ver pessoas que começam uma rotina fitness por conta própria, montando seu programa de treinamento sem ajuda profissional, o que não é recomendado.

Como consequência, esse hábito gera vários erros recorrentes, como a adoção de carga e volume de exercícios aquém do próprio condicionamento físico. Isso faz com que o treino se torne um processo enfadonho e em desacordo com as metas de quem pratica, desmotivando e levando a desistência.

Uma forma de evitar esse sabotador é procurando ajuda de profissionais que possam ajudar a criar uma rotina de treino adequada e que mostre a sua evolução ao longo do tempo. Quando você cria um conjunto de micro objetivos, você torna a jornada a longo prazo mais palpável, garantindo a motivação na busca pelos resultados.

2. Preguiça

A preguiça é outro vilão que sabota a rotina de exercícios de qualquer pessoa, principalmente aquelas que estão apenas começando a se exercitar. Quando não há disciplina, é comum que a pessoa deixe a preguiça vencer, fazendo que ela falte aos treinos e criando lacunas no programa de treinamento.

Independentemente se a rotina de exercícios acontece em casa ou na academia, não permitir que a preguiça vença é um desafio até para veteranos dos treinos. Aqui não tem para onde correr: disciplina e persistência sempre serão a solução contra a preguiça pré-treino.

Mas indo um pouco além, existem outros fatores que podem ajudar a reduzir a preguiça no pré-treino. Dentre elas estão:

  • Focar nos exercícios que mais gosta;
  • Ter companhia durante o treino;
  • Refletir sobre os resultados desejados;
  • Consumir alimentos adequados no pré-treino.

Um outro ponto importante é manter uma rotina estruturada e segui-la à risca sempre que possível, sobretudo os horários de treino. Dessa forma, você ajuda a espantar a preguiça e seguir com a rotina de exercícios físicos sem distrações ou desânimo. 

3. Pressa

Na outra ponta dos sabotadores da rotina de exercícios físicos temos a pressa, com base principalmente na urgência por resultados. No entanto, a pressa mais atrapalha do que ajuda, pois por mais que você seja assíduo e siga todo o programa de treinamento, ter pressa pode atrapalhar e muito os resultados.

A começar pela principal consequência de se ter pressa durante os exercícios: os riscos de lesões por má execução. Fazer os exercícios com pressa contribui para que você não execute os movimentos corretamente, fazendo com que você se machuque e atrase os resultados.

Uma forma de resolver esse problema é sempre verificar com o seu personal trainer se o seu ritmo e os movimentos dos exercícios estão sendo executados corretamente. Isso vai garantir que você esteja executando o programa de treinamento nem muito rápido nem devagar, mas sim no ritmo correto.

Do ponto de vista psicológico, a pressa por resultados pode ser evitada com o entendimento de que resultados de treinos são processos a longo prazo. Sendo assim, celebre as pequenas vitórias na sua evolução, o que ajudará você a entender o processo e consequentemente não ter mais pressa.

A rotina de treino é resultado de consistência e persistência, e se você não perder esses dois conceitos de vista, os resultados virão no tempo certo.

4.  Desorganização

Quando falamos em desorganização na rotina de exercícios, não estamos falando apenas de um programa de treinamento desestruturado e mal elaborado. Neste tópico também é importante frisar que a desorganização na rotina fora da academia também reflete dentro dela.

Dois bons exemplos desse sabotador são a subestimação dos períodos de descanso e a privação ou má regulação do sono. Sem um descanso e higiene do sono adequados, tanto a sua performance nos treinos quanto os resultados obtidos saem prejudicados.

Por isso, organizar a sua rotina diária, com períodos regulares e saudáveis de descanso também é importante. Ao trazer a disciplina da sua vida cotidiana para a rotina de exercícios você só tem a ganhar.

Quer começar a sua jornada fitness uma rotina de treinos alinhada com você e os seus objetivos? A Tribos te ajuda! Aqui você conta com a Metodologia Stay On, que te ajuda a manter o foco no treino, não perder a motivação e alcançar os resultados que você busca!

Aqui, você também conta com profissionais especializados, conveniência pré e pós treino, além de acompanhamento nutricional. Todos esses benefícios despertaram o seu interesse? Fale com a gente e comece hoje mesmo a sua nova jornada fitness! Porque na Tribos, é assim: Seu corpo, sua meta, nosso propósito!

Gostou desse artigo? Veja também o nosso post falando um pouco mais sobre como a atividade física beneficia a saúde mental!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com a gente!